terça-feira, 4 de setembro de 2012

Somos tão jovens. -e complexos-


- Ora, Tereza.... Quantas vezes terei que dizer? Beleza não se põe na mesa!
Veja o meu caso, me casei com a mais bela do colégio sessenta e três anos atrás e na metade do trajeto de minha vida ela me deixou por um novinho cheio de grana! Grande merdinha na cama, eu aposto!
Mas o assunto não é esse... Você me entende? Beleza não se põe na mesa, Tereza!
Pense se você o quer para a vida toda, ou então além da vida! Reflita se você está em paz ao lado dele, se ele a faz suspirar ao fechar os olhos! Não o queira para desfilar nos shoppings aos finais de semana, nem para se autoafirmar. Sabe, querida... Você não faz ideia do quanto eu fazia sucesso na juventude... Galã da turma, disputado pela mulherada... Olha o que o tempo faz... Olha o que sua avó teve coragem de fazer: Me deixou assim como fizeram meus fios de cabelo. Em pensar que eu a queria mesmo com aqueles buracos nas pernas, aquelas rugas no rosto, os fios grisalhos que ela insistia em pintar!
Tereza, beleza não se põe na mesa... O amor.. Esse sim! Coloca-se na mesa de prato cheio e engole-se até pelas entranhas dos orifícios mais discretos.
Tereza, beleza não se põe na mesa! E nem o cotovelo, sua avó  não te ensinou nem bons modos, menina? - Deu um tapa no braço da garota e saiu com o jornal diário na mão, enquanto a pequena de olhos bem arregalados olhava o ponteiro do relógio que ia e.... ia, ao pensar o quão complexo era escolher com quem ficar até a eternidade.
Tereza coitada, só tinha treze anos e já era tão sensível! Uma coisa ao menos, era certa: Cotovelo e beleza não se colocavam na mesa. Não queria levar mais tapas do avô e nem apunhaladas da vida.
Tereza não procurava rostos bonitos. Procurava afeto de almas afetadas pelo mesmo objetivo: conhecer alguém por inteiro e não abandonar após isso.
Tereza transformou-se em essência. (e muito mais).

2 comentários:

  1. Maciel tb nao se poe na mesa! hahahahaha =p

    ResponderExcluir
  2. Inspirador, perfeito. E, de repente, de uma estorinha, uma das mais belas lições de amor.Lindo, lindo.

    ResponderExcluir